sábado, 21 de junho de 2008

Mulheres que amam malhar...


Suor, música alta, biceps, água, lipoaspiração, músculo e silicone.
Calorias, bulimia, televisão, emagrecer, anorexia, não comer, dieta!
Malhar porque faz bem... Ou porque tô fora do padrão?
Numa de minhas aulas de antropologia, a professora Mirela Berger apresentou sua pesquisa- “Mídia e espetáculo no culto ao corpo”. Nessa pesquisa ela nos relata uma “tribo” que sofre para se encaixar em padrões estabelecidos pela nossa mídia.
São mulheres que tem uma boa condição financeira e que fazem sacrifícios para se enquadrarem em padrões femininos ditados pela televisão.
Feiticeira? Tiazinha? Juliana Paes?
Para isso elas fazem de tudo: do silicone à passarem o dia na academia fazendo vários exercícios. O comum ali é anorexia e lipoaspiração.

Quero destacar aqui que existem nas academias pessoas que buscam o equilíbrio e sabem dos seus limites no cuidado com o corpo. Mas confesso que fiquei chocada com depoimentos de mulheres que resumem sua vida em malhar para estar no padrão feminino de beleza.
Magreza, beleza e felicidade são vínculos criados e recriados pela mídia que no imaginário social levam ao glamour, dinheiro, parceiros bonitos, carreira,... E muitas vezes a mulher troca sua saúde por um corpo desenhado pela sociedade.

2 comentários:

Unknown disse...

Ah... nao sei nao..

Mas a juliANCA Paes nao é sarada e uma delicia de mulher!

Eu gosto de mulher que nem pizza... tem que ter a bordinha de catupiri...

Afinal, quem gosta de osso é cachorro!

Káh disse...

assino embaixo